A alfabetização do seu filho não precisa ficar em lockdow

A alfabetização do seu filho não precisa ficar em lockdow

2

A alfabetização do seu filho não precisa ficar em lockdow

A pandemia causou e está causando enormes transtornos na educação de nossas crianças e adolescentes.

As principais dificuldades relatadas pelas famílias são:

  • a falta de equipamento para os alunos acompanharem as aulas;,
  • dificuldade de se concentrarem durante as aulas on-line;
  • e, a maior de todas as queixas, a falta de tempo dos pais em acompanharem as atividades dos filhos.

Realmente não tem sido fácil, nem para as famílias e nem para os professores. No entanto, em meio a todo este caos, aqueles que mais tem sido prejudicados são, sem a menor sombra de dúvida, as crianças em processo de alfabetização.

E de alfabetização, meus netinhos, eu entendo. São 32 anos de experiência na área. São mais de mil crianças atendidas pela Vovó.

E é justamente, pensando nestas crianças, que venho compartilhar com vocês um material que elaborei em 2000. Depois deste outros vieram, mas tenho um carinho todo especial por ele. Afinal de contas foi com ele que alfabetizei minha Pacotinho (minha neta Maria Júlia, atualmente com 7 anos).

Este material possui 72 páginas de atividades e estava gratuito no meu site antigo. Apesar de já ter postado aqui as apostilas novas, que foram elaboradas em 2020, tendo como base as poesias de Cecília Meireles, publicadas no livro Ou Isto ou Aquilo da Editora Global. Este é o meu xodó, meu queridinho, e desejo que vocês possam também ter acesso a ele.

Esta apostila segue a sequência do alfabeto, ou seja inicia com a família silábica do B e encerra com a família silábica do Z. Apesar de ser estruturada no formato de famílias silábicas, eu também a utilizei com diversas crianças que alfabetizei no método fônico. Ou seja, pode ser utilizada com os diversos métodos de alfabetização.

O diferencial deste material, na verdade não chego a considerá-lo como apostila, é que ele é gradativo, ou seja, uma família vai se associando a outra.

A alfabetização do seu filho não precisa ficar em lockdow
Clique na imagem para adquirir o material gratuitamente.

Não entendi Vovó, como funciona? A criança aprende a família silábica do B e verá na apostila apenas palavras com B e as vogais, na família seguinte ela aprende o C, e as palavras estudadas serão apenas palavras com B, C e as vogais. E assim, sucessivamente.

Além das atividades (72 páginas, é muita coisa!), também estarei disponibilizando as fichas de leitura. Para cada família silábica elaborei uma ficha de leitura para que a criança pudesse treinar e ganhar fluência.

Clique na imagem para adquirir o material gratuitamente.

No que este material se diferencia das apostilas novas?

Este material foi elaborado para complementar as atividades de alfabetização que realiza com a Pacotinho e com algumas crianças do Apoio.

Como na época as crianças do Apoio frequentavam a escola, eu utilizava os livros didáticos da escola e complementava com os meus materiais. Já com a Pacotinho, seu processo foi muito lúdico, utilizávamos muitos jogos, recursos didáticos e livros de literatura, ou seja, estes materiais eram complementares e não o material principal. Enquanto que as apostilas novas são os materiais principais. Em 2020, com as crianças fora da escola, eu tive de elaborar um material completo para que pudesse alfabetizá-las, e assim, surgiram as apostilas que fazem parte do projeto “Ler é grande aventura“.

Acredito, pelos comentários recebidos no site anterior, que vocês irão gostar bastante deste material. Eu, como disse anteriormente, tenho um carinho muito especial por ele.

Aproveito para fazer um pedido: ao utilizarem o material não deixem de me marcar no Instagram @limasocorro. A Vovó ficará muito feliz em poder fazer parte, nem que seja um pouquinho, da história de vocês.

Qualquer dúvida em relação ao material não deixem de me procurarem. Se tem uma coisa que amo fazer é trabalhar com alfabetização.

Bjs da Vovó!

 

 

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Mônica Diz

    Vc tbm é a favor da leitura apenas com letras já conhecidas pela criança e já trabalhadas pelo professor?

    1. Socorro Lima Diz

      Sim!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.