Os primeiros contatos das crianças com as letras ocorre no período da pré-alfabetização.
Neste momento, e também durante o processo de alfabetização, é de extrema importância que a criança tenha um alfabeto móvel que possa manusear.
O toque, para que a criança possa perceber os contornos e formas das letras; a visualização, um cartaz com as 26 letras do alfabeto fixado em local que a criança possa estar constantemente visualizando; permitem que a criança se sinta mais confortável para reproduzir estas letras no papel.
Diante de uma dúvida, o que é muito comum neste processo de pré-alfabetização e de alfabetização, em que a criança precisa lembrar se o b fica para a direita ou para a esquerda, se o m tem duas ou três perninhas, a simples visualização do alfabeto será o suficiente para que ela própria sane estas e outras dúvidas.
O alfabeto móvel é um grande aliado do professor e do pai no processo de alfabetização da criança. Ele é um material coringa, indispensável neste processo.
Ele é um material simples e barato, tendo em vista que pode ser produzido pelo professor e pelo pai, assim como pode ser produzido também pela própria criança.
Atualmente podemos encontrar diversos modelos de alfabetos móveis: madeira, eva, acrílico, tecido, plástico… os preços, destes adquiridos já prontos, também variam bastante.
O que eu trago hoje para vocês, de forma gratuita, é um modelo que herdei da minha mãe. Isso mesmo, eu ainda menina acompanhava minha mãe em suas turmas de alfabetização e ela já utilizava este modelo dos bonequinhos. Eu apenas modifiquei a imagem das crianças, mas mantive o mesmo padrão utilizado por ela.
Durante estes meus 32 anos como professora sempre utilizei este modelo de alfabeto móvel dos bonecos, e sempre foi um sucesso. As crianças se divertem bastante pintando, colorindo, recortando e utilizando-o para formar palavras.
O alfabeto móvel dos bonecos é composto por 31 páginas, com aproximadamente 10 bonecos em cada página. nelas estão dispostas as vogais com e sem acento, as consoantes e o “ç“. Todas as letras encontram-se no formato de imprensa e maiúsculas.
Além do alfabeto, acrescentei também todas as famílias silábicas simples, incluindo o ão (ou seja as sílabas simples vão do a ao ão. Ex. ba, be, bi, bo, bu, bão). Com este material o professor e o pai podem aproveitar para montarem o silabário (outro importante recursos no processo de alfabetização das crianças).
Aqui na turma do Apoio eu imprimo o meu alfabeto móvel em um papel de maior gramatura e depois de recortados os bonecos eu colo um palito de picolé no verso.
Dicas de como utilizar o alfabeto móvel.
- Apresentar a grafia e o fone das letras.
- Trabalhar, de forma lúdica e divertida, a ordem alfabética.
- Identificar vogais e consoantes.
- Realizar as junções das vogais. Solicitando que a criança forme encontros como ai, eu, oi, ia, etc.
- Realizar as junções das consoantes com as vogais.
- Realizar a escrita do seu nome.
- O alfabeto móvel associado a um grupo de imagens pode ser utilizado para trabalhar aliteração.
- Formar palavras.
- Identificar e realizar a comparação de palavras de acordo com a quantidade de letras.
- Trabalhar separação silábica.
Como podemos perceber o alfabeto móvel é bastante útil e versátil, e com certeza, você também conhece e o utiliza para realizar atividades além das descritas acima. Aproveite para compartilhar conosco. Deixe aqui nos comentários de que forma e qual modelo de alfabeto móvel você utiliza.
Caso você tenha a curiosidade de verificar como utilizo o alfabeto móvel na prática, não deixe de acompanhar o Instagram da vovó, o @limasocorro. Estou sempre postando vídeos nos stories e no feed de como utilizo, e os modelos de alfabeto móvel que possuo na minha turma do Apoio da Vovó.
Beijos da Vovó!
Eu amei e já usei com minha aluna do reforço. Ela amou… obrigada vovó por compartilhar recursos maravilindos.
Não tô conseguindo comprar?
O site da loja é lojaapoiodavovo.com