Alfabetos – atividades
Vocês me pediram e eu fiz uma coletânea com diversos modelos de alfabetos.
Basta clicar em qualquer uma das imagens. O arquivo contém todos estes modelos.
Alfabetos – atividades
Um pouco da história do alfabeto
Acredita-se que a história do alfabeto tenha se iniciado no Egito Antigo, quando já havia decorrido mais de um milênio da história da escrita. O primeiro alfabeto consonantal teria surgido por volta de 2000 a.C., representando o idioma dos trabalhadores semitas no Egito, e que foi influenciado pelos princípios alfabéticos da escrita hierática egípcia. Quase todos os alfabetos do mundo hoje em dia descendem diretamente deste desenvolvimento, ou foram inspirados por ele.
O alfabeto mais utilizado no mundo é o alfabeto latino, derivado do alfabeto grego, o primeiro alfabeto ”real”, por designar de maneira consistente letras tanto a consoantes quanto a vogais. O alfabeto grego, por sua vez, veio do alfabeto fenício, que na realidade era um abjad – um sistema no qual cada símbolo representa uma consoante.
Primeiros alfabetos
Duas escritas são bem-atestadas desde antes do final do quarto milênio a.C.; o cuneiforme mesopotâmico e os hieróglifos egípcios. Ambos eram bem conhecidos na região do Oriente Médio onde surgiu o primeiro alfabeto a ser usado em grande escala, o fenício. Existem indícios que mostram que o cuneiforme estaria começando a desenvolver propriedades alfabéticas em alguns dos idiomas para os quais ele foi adaptado, como pôde ser visto novamente, mais tarde, na escrita cuneiforme persa antiga. O silabário de Biblos tem semelhanças gráficas sugestivas tanto com o hierático egípcio quanto com o alfabeto egípcio, porém até hoje ele não foi decifrado, e pouco pode ser dito sobre o papel que ele teve – se é que o teve – na história do alfabeto.
Este material possui uma pequena taxa para ajudar na manutenção do site.
Lembre-se, não é permitido compartilhar este material em grupos de WhatsApp, Telegram, Drives públicos ou qualquer outro tipo de mídia. Caso deseje compartilhar com seus amigos indique o site da Vovó
Este material possui uma pequena taxa para ajudar na manutenção do site.
Lembre-se, não é permitido compartilhar este material em grupos de WhatsApp, Telegram, Drives públicos ou qualquer outro tipo de mídia. Caso deseje compartilhar com seus amigos indique o site da Vovó.
Observações
Qualquer dúvida em relação a realização das atividades, você pode me procurar no Instagram @limasocorro. Terei o maior prazer em ajudá-lo.
Para adquirir o material basta clicar nas imagens acima.
Não esqueça de me marcar quando realizar as atividades. É sempre muito gratificante saber que posso colaborar de alguma forma.
Não é permitido compartilhar as
atividades em drives, grupos de Facebook, WhatsApp, Telegram ou qualquer outro tipo de rede social.
Além das atividades apresentadas nesta postagem tenho diversos materiais gratuitos aqui no site.
Se as atividades gratuitas lhe foram úteis, e você desejar compartilhar com seus amigos, compartilhe o link do site apoiodavovo.com nas suas redes sociais. Desta forma você estará colaborando para que eu possa continuar produzindo materiais gratuitos.
Beijos da Vovó!