O termo “números conectados” ou “ligação numérica” também é usado para se referir a uma representação pictórica de relações parte-parte-todo, frequentemente encontradas no currículo de matemática de Cingapura. As ligações numéricas consistem em um mínimo de 3 círculos conectados por linhas.
O “todo” é escrito no primeiro círculo e suas “partes” são escritas nos círculos adjacentes.
Número conectado ou Ligação numérica é uma adição onde as partes se unem para formar o todo.
No exemplo acima, a criança irá unir as partes para encontrar o todo.
De que forma ela resolverá a atividade?
Com as crianças menores, neste tipo de atividade com números conectados, eu utilizo os manipuláveis (feijão, pedrinhas, botões, tampinhas, etc). Realizamos primeiramente com o material concreto e somente depois partimos para o pictórico, ou seja, para as atividades na folha.
Com funciona na prática?
Eu coloco um potinho com os manipuláveis próximo da criança. Ela retira deste pote a quantidade de manipuláveis referente a cada parte.
Tomando como exemplo o primeiro exercício, a criança irá retirar do pote primeiramente um elemento e depois mais oito elementos. Após retirar do pote as duas partes ele as unirá, contanto, para descobrir o todo, que neste caso será nove. Após realizar a contagem ele escreve o número nove no círculo maior, o círculo que corresponde ao todo.
Já no exemplo abaixo ela terá que encontrar as partes que formam o todo.
Com funciona na prática?
Neste segundo caso eu entrego para a criança os manipuláveis correspondentes ao todo e solicito que ele separe as partes. Por exemplo:
Quando o todo é igual a sete, eu entrego sete botões para a criança e peço que ela reparta em partes. Ela pode separar das seguintes formas:
4 e 3 1 e 6
5 e 2 0 e 7
6 e 1 2 e 5
Após a criança realizar as separações ela vai registrando na folha de atividades.
A criança que trabalha com os números conectados compreende com maior facilidade os conceitos de adição (juntar, unir) e de subtração (remover, retirar).
os números conectados nos ajudam a entender que um número inteiro é composto de partes. O que facilita bastante que a criança seja capaz de realizar adições através de cálculos mentais.
Observe a resolução do exercício abaixo
No exemplo acima a criança deve decompor o segundo numero de forma que uma de suas partes forme o número dez ao se unir com o primeiro.
Com bastante treino a criança passará a realizar este processo mentalmente, tornando muito mais ágil o processo da adição.
Os números conectados também são úteis quando precisamos adicionar muitos números diferentes. O agrupamento de números semelhantes ajuda a tornar a adição mais fácil.
Por exemplo:
2 + 7 + 4 + 6 + 8 + 3 =?
Nesse caso, se conhecermos as ligações numéricas para 10, podemos facilmente combinar os números que dão 10 e tornar os cálculos mais simples e rápidos.
Então, aqui, temos 2 + 8 = 10; 7 + 3 = 10 e 4 + 6 = 10.
Sendo assim, obtemos a soma de 10 + 10 + 10 = 30
Por meio dos números conectados, é possível também resolver os problemas de subtração.
Por exemplo:
Neste exemplo, podemos perceber que nove é o número que representa o todo e três é um dos números que representam as partes do número conectado. Sendo assim o outro número que combina com três para obtermos o resultado nove é seis.
Ou seja, 9 – 3 = 6
Estou disponibilizando várias atividades para que o professor e os pais possam trabalhar os números conectados, number bonds ou ligações numéricas com as crianças.
A atividade da imagem que ilustra este post, eu utilizo na forma de cartões plastificados. Como trabalho com reforço escolar, ao plastificar estas atividades eu economizo papel, tinta de impressora e tempo.
Para adquirir os materiais basta clicar na imagem.
Não esqueça de me marcar quando realizar as atividades. Meu Instagram é @limasocorro.
Beijos da Vovó!
O que era bom ficou ainda melhor, adorei as explicações!!! Obrigada…
Obrigada Vovó, pelo seu apoio, farei dessa bela oportunidade grandes resultados, Deus te abençõe sempre. Sua mentorada, Ana Cláudia, beijos.