Atividades de Alfabetização

Atividades de Alfabetização

2

Atividades de Alfabetização

A Alfabetização é um processo que assusta a pais e professores. Todos estão sempre em busca do melhor método, do mais eficiente, mais rápido e mais prático.

Bem, sinto informá-los que este método não existe. O método mais eficiente é aquele que você domina, aquele que você tem segurança para aplicar, pois quem alfabetiza não é o método, ou as inúmeras atividades de alfabetização compartilhadas na internet. Quem alfabetiza é o mediador (seja ele o pai ou o professor). Mas falarei mais sobre este tema futuramente.

No entanto, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos. São eles:

  • consciência fonética;
  • consciência fonológica;
  • aliteração;
  • rima;
  • segmentação;
  • outros.

A aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala
em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e
compreender o princípio alfabético.

A condição para que a criança internalize procedimentos
de um sistema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de
que as palavras são compostas por sons e que estes correspondem a letras que se empregam
para escrever.

Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre
letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no
mundo da escrita.

Atividades de Alfabetização – Consciência fonética

Nesta atividade que apresento para vocês, a criança deverá completar o nome da imagem manipulando o fonema que está faltando.

A consciência fonêmica é mais difícil que a consciência silábica, por esta razão, neste primeiro momento, eu trabalho apenas com as vogais, cujos fones são mais fáceis e de fácil compreensão pelas crianças.

 

Atividades alfabetização
Atividades alfabetização

O pai e/ou o professor solicitará que a criança fale, pausadamente o nome da imagem apontando para cada grafia do mesmo. Enfatizando bastante os fonemas que estão faltando. Em seguida deve pedir que a criança também fale o nome da imagem de forma pausada. Após a criança identificar os fonemas ausentes ela deverá completar o nome das imagens com os mesmos.

Repita esta atividade diversas vezes com imagens variadas. Comece com palavras que possuam apenas duas sílabas, depois que a criança estiver realizando a atividade com facilidade, você pode trabalhar com palavras de três sílabas.  Caso a criança apresente dificuldades na atividade, opte por trabalhar novamente os sons iniciais de imagens iniciadas com vogais e quando ela tiver dominado os fones iniciais retome a atividade com os fones no final das sílabas,  como na atividade de alfabetização acima.

As atividades de alfabetização que envolvem tanto a consciência silábica, quanto a consciência fonêmica são fundamentais para que a criança não apresente dificuldades no processo de alfabetização.

Esta atividade de alfabetização é composta por quatro páginas com cinco palavras em cada página. Como vocês já sabem a Vovó é bem prática, e para economizar papel e tinta de impressora eu plastifico a atividade, assim posso utilizá-la várias vezes.

Uma outra dica na realização desta atividade é, ao invés da criança escrever a letra que está faltando, ela pode utilizar o alfabeto móvel para completar as palavras. Mas tenho certeza que você também terá suas próprias ideias e utilizará o material de forma muito criativa.

Fale com a Vovó

Lembre-se, não deixe de postar em suas redes sociais quando realizar a atividade e de me marcar. meu Instagram é @limasocorro  

Este material não é gratuito, ele tem uma pequena taxa. Esta taxa auxilia a Vovó na manutenção do site e permite que continue compartilhando vários materiais gratuitos.

Para adquirir o material clique na imagem de download abaixo.

Atividades Alfabetização
Atividades Alfabetização

Atividades Alfabetização

Qualquer dúvida em relação a utilização deste ou de qualquer outro material, estarei a disposição para esclarecer suas dúvidas no Instagram @limasocorro

Beijos da Vovó!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Anônimo Diz

    Amei suas atividades. Parabéns

  2. Anônimo Diz

    gostei muito desse conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.