Números Romanos

Números Romanos

0

Números Romanos

 

O sistema de numeração romana (algarismos romanos ou números romanos) desenvolveu-se na Roma Antiga, e foi utilizado em todo o Império Romano. É composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.

 

Números Romanos
Números Romanos

 

Números inteiros

Alguns valores inteiros são representados por letras romanas específicas. São eles:

Número romano Nome Valor
I unus 1 (um)
V quinque 5 (cinco)
X decem 10 (dez)
L quinquaginta 50 (cinquenta)
C centum 100 (cem)
D quingenti 500 (quinhentos)
M mille 1 000 (mil)

Para representar outros números, são escritos alguns algarismos, começando do algarismo de maior valor e seguindo a seguinte regra:

  • Algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao algarismo de maior valor;
  • Algarismos de menor valor à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor.

Assim, XI representa 10 + 1 = 11, enquanto XC representa 100-10 = 90. Há ainda a regra adicional de que um algarismo não pode ser repetido lado a lado por mais de três vezes. Assim, para representar 300, podemos usar CCC; para representar 400, entretanto, precisamos escrever CD.

Para cifras elevadas, utiliza-se um travessão por cima da letra, que representa sua multiplicação por 1000. Assim, C corresponde ao valor 100 000 (100 x 1 000) e M corresponde ao valor 1 000 000 (1 000 x 1 000). Desta forma, o maior número que podemos escrever é 3 999 000, que corresponde a MMMCMXCIX. Vale lembrar que esse sistema não permite escrever números superiores a 3 999 que não terminem em 000.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_romana

 

Números Romanos
Números Romanos

 

Espero que apreciem os materiais disponibilizados.

Este material possui uma pequena taxa. A mesma auxilia na manutenção do site e projetos do Apoio da Vovó.

Lembre-se, não é permitido compartilhar este material em grupos de WhatsApp, Telegram, Drives públicos ou qualquer outro tipo de mídia. Caso deseje compartilhar com seus amigos indique o site da Vovó.

Observações

Qualquer dúvida em relação a realização das atividades, você pode me procurar no Instagram @limasocorro. Terei o maior prazer em ajudá-lo.

 

Para adquirir o material basta clicar nas imagens acima.

 

Não esqueça de me marcar quando realizar as atividades. É sempre muito gratificante saber que posso colaborar de alguma forma.

 

Não é permitido compartilhar as atividades em drives, grupos de Facebook, WhatsApp, Telegram ou qualquer outro tipo de rede social.

Além das atividades apresentadas nesta postagem tenho diversos materiais gratuitos aqui no site.

Se as atividades gratuitas lhe foram úteis, e você desejar compartilhar com seus amigos, compartilhe o link do site apoiodavovo.com nas suas redes sociais. Desta forma você estará colaborando para que eu possa continuar produzindo materiais gratuitos.

Beijos da Vovó!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.