Importância da rotina para as crianças

Importância da rotina para as crianças

1

Importância da rotina para as crianças

O que é rotina? Por que ela é importante?

Rotina é o hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, de forma rotineira.

A criança que não possui uma rotina, que o seu dia a dia é desorganizado tende a se tornar mais irritada, estressada. A rotina fornece a criança  segurança e estabilidade, fatores necessários e importantes para o seu desenvolvimento físico e emocional.

A saúde infantil melhora consideravelmente com o estabelecimento de uma rotina diária, especialmente porque a tabela de afazeres e horários deve incluir os momentos de higiene pessoal, como lavar sempre as mãos, tomar banho, pentear os cabelos e escovar os dentes.

O início do ano é um momento propício para se estabelecerem as rotinas da família e da criança.

Clique na imagem para baixar o material gratuitamente. Este material possui seis páginas em pdf.

É importante que esta rotina seja elaborada em comum acordo com todos os membros da família e que conte com com a participação das crianças na determinação das atividades e nos horários dos mesmos.

Dentro da rotina da criança devem estar incluídos os horários para higiene pessoal, refeições, lazer e o estudo. tendo em vista que o processo de aprender tem de ser diário e constante.

Dentro da rotina da criança devem estar incluídos os horários de:

  • Dormir – é importante que a criança durma cedo. O sono afeta a capacidade de aprendizagem. Uma boa noite de sono auxilia no desenvolvimento da concentração durante a realização das atividades e durante as horas de estudo. É também durante o sono que o cérebro armazena e organiza os conteúdos.

 

  • Atividades físicas – a atividade física é um componente importantíssimo para o desenvolvimento da criança. As atividades físicas ajudam na produção de novos neurônios além de contribuírem para a aquisição de de habilidades como disciplina e persistência. Uma criança sedentária pode apresentar vários problemas de saúde.

 

  • Estudo – estabeleça um horário para o estudo. esta é uma das medidas mais importantes, pois somente assim a rotina se consolida.

1. Separe um local para a criança estudar. O local deve ser claro, arejado e sem distrações. O ideal é que a criança tenha um ambiente somente para estudo, no entanto nem sempre é possível. Neste caso, se a criança for utilizar a mesa da cozinha ou uma bancada no quarto, o importante é que ele esteja limpo e livre de distrações.

2. Caso não  tenha um local próprio para o estudo da criança, organize todo o material dela em uma cesta (lápis, borracha, apontador, caderno, livros, apostilas, etc.), assim você não terá que sair procurando o material pela casa no horário destinado ao estudo da criança.

3. Monte um cronograma da rotina junto com a criança. Você pode utilizar um cartaz para expor os horários e atividades a serem desenvolvidas por ela. Quando os pais envolvem a criança neste processo ela tem mais facilidade de entender e cumprir o que foi acordado.

4. Planeje o conteúdo e disciplinas que devem ser estudadas pela criança. Uma agenda, um horário ou roteiro de estudo são recursos muito práticos para a realização do planejamento. Lembre-se, este planejamento não precisa ser algo muito complicado. O menos é mais! Um roteiro simples e bem planejado facilitará com que seja cumprido.

5. Quando sentar para estudar com a criança, explique todas as atividades que serão realizadas. Explique a importância de que ela se concentre e realize as atividades com atenção.

 

Estou disponibilizando, de forma gratuita, alguns modelos de Horários e Roteiros de Atividades que podem lhe auxiliar na elaboração do planejamento e na rotina da criança.

Qualquer dúvida você pode falar comigo no Instagram @limasocorro.

Não deixe de me marcar quando utilizar os recursos.

Beijos da Vovó!

Clique na imagem para baixar o material gratuitamente. Este material possui treze páginas em pdf..

 

Registro Literário
Registro Literário

Registro Literário

 

 

você pode gostar também
1 comentário
  1. Ociane Diz

    Seu material é excelente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.