Sua criança troca os fones durante a leitura?

Com que letra se escreve?

2

A criança utiliza os sons para se comunicar desde o momento do seu nascimento. Qual a mamãe que não entende o choro do seu bebê, não é verdade? No começo é um pouco mais complicado, mas com o passar dos dias e dos meses somos capazes de identificar o choro causado pela fome, ou pela troca de fralda e, o mais cruel de todos, o choro com as famigeradas cólicas.

No entanto, somente a partir dos 14 meses é que a criança inicia a aquisição dos fones e com isso, começa a pronunciar suas primeiras palavras.

É normal neste período a criança realizar a troca de fonemas. Ela troca o “f” pelo “v”, o “b” pelo “p”, o “d” pelo “t”, o ‘s’ e o ‘j” pelo “x”, o “r” pelo “l”. Todas estas são trocas naturais que podem ocorrer até os 4 anos, e que podem ser facilmente corrigidas apenas com os pais repetindo a palavra com a pronúncia correta para a criança.

Caso a criança permaneça realizando a troca dos fones, mesmo já estando em uma idade mais avançada é aconselhável que se faça uma investigação para verificar se esta criança não apresenta um quadro de dislexia.

O que é dislexia?

É um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas. Como sintoma, a pessoa começa a trocar a ordem de certas letras ao ler e escrever. Mas atenção, este diagnóstico somente pode ser feito por neurologistas, fonoaudiólogos e psicólogos geralmente entre os 8 e os 9 anos de idade. No consultório, o especialista diferencia a dislexia de outros transtornos, como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), além de descartar problemas emocionais ou neurológicos que interfiram na leitura e na escrita.

Leia mais em: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-dislexia-causa-sintomas-diagnostico-e-tratamento/

Durante o processo de alfabetização também é muito comum que as crianças realizem as trocas dos fones. As trocas mais comuns são “b”, “p”, “d” e “t” além do “f” e “v”. Você com certeza conhece alguma criança que realizou ou que ainda realiza este tipo de troca.

Existem diversas atividades que você pode realizar com a criança para reduzir e até mesmo fazer com que a criança deixe de realizar estas trocas. Quero aqui ressaltar, que estas atividades são para aquelas crianças que não apresentam um quadro de dislexia. E, como vimos anteriormente, somente um profissional da área poderá fazer o diagnóstico.

Então vamos as dicas:

  • Escreva a letra no quadro, ou apresente em uma folha de sulfite ou ainda, utiliza um alfabeto móvel. Fale o som da letra e solicite que a criança o repita colocando a mão sobre a sua garganta. Por exemplo: fale o som da letra “V” e solicite que a criança repita o som com a mão na garganta. Em seguida apresente e  fale o som da letra “F”, e solicite que a criança repita o mesmo procedimento. Pergunte da criança que diferença ela percebeu ao realizar este exercício. Ela deverá lhe responder que ao falar o som da “v” a garganta vibra e que o mesmo não acontece quando ela fala o som da letra “f”.
  • Para as letras “b”, “p”, “d” e “t”, você realizará uma atividade semelhante, mas ao invés da criança levar as mãos à garganta, ela tampará os ouvidos.
  • Falar os sons das letras em frente ao espelho, para que a criança observe o movimento dos lábios.

Além destas atividades elaborei este joguinho que compartilho, gratuitamente, aqui com vocês. Espero que gostem.

Não deixem de me marcarem, através do Instagram @limasocorro, quando utilizarem com suas crianças. A Vovó vai amar poder participar deste momento junto com vocês.

Bjs da Vovó!

Clique na imagem para baixar gratuitamente

Com que letra se escreve_

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Sabrina Machado Diz

    Eu sou apaixonada pelo site da vovó!!! As atividades são lindas e fazem sucesso aqui entre as crianças, são práticas e facilitam a aprendizagem.

  2. Anônimo Diz

    Bom dia!
    Que blog lindo!
    Parabéns por seu trabalho!
    Deus a abençoe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.